sexta-feira, 21 de agosto de 2015

90 anos da vó Lourdes: tema costura

Oi gente! Demorou, mas saiu o post do aniversário da minha vó.
A escolha do tema começou assim. Ainda estava morando em Fortaleza quando minha mãe falou do desejo dessa festa para os 90 anos dela. De uns anos pra cá nos aniversários da minha vó sempre tem um almoço especial em casa mesmo. Mas minha mãe achava que por ser 90 anos devia ser mais especial. E na época ela já falava em fazer com tema de costura, ofício que fez parte de quase toda sua vida. Então a linha de trabalho foi essa.
A pesquisa se estendeu pela internet (feitas por mim e pela Rafaela) e pelo que a gente já tinha em casa (minha mãe é costureira e eu faço artesanato, material é o que não faltava). E pelas saídas de compras para festa. Quando começamos de fato a executar as peças o trabalho foi sendo mais direcionado. As cores foram sendo mais definidas. Minha irmã Rafaela confeccionou as artes digitais e o convite (vou ficar devendo a foto). Dona Elza e Silvia, amigas de longa data emprestaram o pé da máquina e nos presentearam com chocolates recheados. Os cupcakes foram encomendados com uma conhecida da minha irmã (a mesma que fez os cupcakes da Maria Alice). Os doces da mesa foram confeccionados pela minha tia Helena e minha prima Sarah da Mãe & Filha Doceria. Minha mãe fez o bolo de verdade kkkk. Eu fiz o brigadeiro de colher e a palha italiana. E as peças da decoração.
Gente! Paciência! São muitas fotos, mas valeu demaiiiiisss ter feito tudo isso pra ela.

Vista geral da mesa




Caixa de presentes e decoração da entrada do salão

Vista geral do salão
A colcha de patchwork foi comprada pronta. Só decorei os bastidores.

 

Detalhes dos cupcakes

Brigadeiro de colher



Detalhes doces modelados de tubos de linha apoiados na mesa

Mini ateliê de costura


Macebos

Detalhes das forminhas dos doces

Bolo fake






Palha italiana


Cúpulas com doces maiores



As iniciais da vovó Maria de Lourdes e caixinhas com caramelos




Flores de botões

Linhas e mais linhas e uma família muitooooo grande


Detalhes das forminhas de cetim confeccionadas na fit laser


Estante das lembranças

Caixa de costura forrada com tecido

Tecidos enrolados em pedaço de papelão

Cúpulas com doces e tubos com leite condensado


Garrafas de água

Tubetes com zíper

Quadros miniaturas



Caixa de costura de máquina pintada pela minha mãe, que está dando os primeiros passos na pintura em madeira.

Outros quadros com miniaturas e a caixa de frente

Os post it que foram lembranças


Peças indispensáveis a costureira






Nem precisava legenda kkkk

As filhas e os filhos

As noras e os genros

As netas e os netos

As bisnetas e os bisnetos
 Minha vó ficou feliz em participar da festa com vários parentes e amigos. Apesar do mal de Alzeimer, que hoje em dia faz parte da sua vida e da nossa. Alguns dias passados ela já nem lembrava que tinha ido a festa. E mesmo depois de algumas opiniões contrárias a festa aconteceu. A sensação de ter realizado essa homenagem não tem preço.
Ainda vou ficar devendo os posts com o centro de mesa e os post it. 
 

7 comentários:

  1. Belo trabalho, minha flor, coroado com uma confraternização da melhor qualidade. Prossiga na missão!

    ResponderExcluir
  2. Que show, Gabriela!
    Fazer um trabalho assim, homenageando alguém tão especial, enche de alegria o coração.
    Todos os detalhes ficaram lindos e delicados - a decoração, uma graça!
    E que lindo ver a aniversariante, que com 90 anos está muito bonita! Pena estar com essa doença, sinto muito. Mas milagres acontecem sempre e Deus pode curá-la.
    Que Ele a abençoe, assim como toda sua família e que essa empreitada na organização abra portas de trabalhos para vocês, pois está maravilhosa.
    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela, muitas fotos, mas valeu a pena, pois os detalhes são infinitos e muito bonitos. O tema é lindo, tem tudo a ver com sua avó e dá panos para mangas. Muito original o fato de terem usados só itens de costura. Até fecho eclair nas lembrancinhas. Parabéns pela festa, pelo trabalho sensacional. Sua avó não parece ter essa idade! bj

    ResponderExcluir
  4. Parabéns tudo muito lindo! Minha mãe ainda não está com Al, mas ja tem demência.em junho estarei fazem para os 80 dela uma desta de costura, pois foi costuteira e artesã a vida toda.Vc está desesperando de algo da decoração? Se estiver, escreva para mim por favor soniacavazzani@hotmail.com.Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia. As peças utilizadas na decoração já pertenciam a minha mãe. E as novas já tiveram destino. Mas pode se inspirar e fazer também uma festa tão especial pra sua mãe. Obrigada pela visita. Um beijo grande Gabriela Barreto

      Excluir
  5. Nossa, fiquei emocionada vendo as fotos da sua avó e familiares! Não importa o fato daquele que tem Alzheimer não lembrar, nós sabemos quem são e o que fazemos por eles e eu acredito que de alguma forma tudo fica impresso em seu espírito, mesmo que aqui não se lembrem, um dia irão lembrar e serem muito agradecidos pelo carinho e cuidados.
    Parabéns pela iniciativa e por toda dedicação na decoração, ficou tudo perfeito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juni! Realmente foi uma felicidade realizar toda a festa pra ela. No final do ano passado Deus a levou para junto dele. Foi um descanso pra ela que já estava bem fraquinha. Mas no alto dos seus 91anos nos deixou muitos ensinamentos. Bjs

      Excluir

Obrigada pela visita. Deixem seus comentários. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...